O grupo Lenovo, quarto maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou nesta segunda-feira que produtos para internet móvel responderão por entre 10 e 20% de sua receita em cinco anos, com o início de uma nova campanha de expansão no segmento de comunicação sem fio.
A companhia espera vender milhões de unidades de sua nova linha de celulares inteligentes, no prazo de um a cinco anos, e dezenas de milhões de unidades no futuro, anunciou seu presidente, Roy Read, em briefing à imprensa.
Ele acrescentou que os aparelhos móveis de internet, entre os quais os populares computadores netbook, de baixo custo, respondem no momento por menos de 10% das vendas anuais da empresa. "No espaço dos celulares inteligentes, o mercado da China mal está emergindo," disse Read. "Estamos apenas no começo."
O mercado de aparelhos móveis para internet deve superar o de computadores tradicionais nos próximos cinco anos, declarou o presidente-executivo, Yang Yuanqing, enquanto a empresa lançava novos produtos para internet móvel em um evento em Pequim.
Depois de vender sua divisão de celulares a fim de se concentrar em computadores, sua atividade dominante, a Lenovo retomou o controle da unidade no ano passado, para buscar seu objetivo de liderança no mercado chinês de comunicações móveis, conforme este começa a convergir com os computadores.
No entanto, a empresa não espera que as comunicações móveis contribuam significativamente com seus resultados nos próximos dois anos, pelo menos, porque estará concorrendo com rivais mais estabelecidos.
O Lenovo, a exemplo de rivais como Acer e Dell, passou a disputar mercado com os fabricantes convencionais de celulares ao lançar um esguio celular inteligente dotado de tela de toque, em janeiro, acionado pelo sistema operacional Google Android.
A maioria das empresas de pesquisa de mercado, como IDC e Gartner, estima que o crescimento dos celulares inteligentes seja superior ao dos computadores em 2010, o que deve atrair ainda mais concorrentes a um setor dominado tradicionalmente por empresas como Nokia e Research in Motion, fabricante do Blackberry.
Fonte: Reuters.
Lenovo buscará crescimento no segmento móvel.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Categoria: Notícias
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