Acesso à internet em casa supera lan house no Brasil.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Pela primeira vez desde 2007, mais brasileiros acessam a internet em casa do que em lan houses. Essa é uma das conclusões da 5ª edição da TIC Domicílios (Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil), realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e divulgada nesta terça.
Segundo o estudo, o acesso residencial à internet fez parte de 48% das respostas, contra 45% das lan houses. Diz ainda a pesquisa que 36% dos domicílios brasileiros possuíam um computador em 2009, contra apenas 28% do ano anterior. Apenas 5% das residências têm notebooks, e 40% dos lares contam com telefones fixos. O uso da internet também cresceu, de 20% dos lares para 27%.
Apesar do crescimento do computador e da internet nos domicílios brasileiros, o equipamento mais presente é a televisão (98% dos lares), seguida pelo rádio (86%). O celular segue em franco crescimento para também se tornar um item universal: está em 82% dos lares nas áreas urbanas e em 78% no total do país, só que 90% das pessoas usam planos pré-pagos. O NIC.br avalia que as tarifas ainda são caras para as condições socioeconômicas da população brasileira.
A avaliação anual do NIC.br também considera o uso de ferramentas eletrônicas para governo e comércio. Diz a pesquisa que 30% daqueles que acessaram a internet no ano usaram ferramentas de e-Gov, contra 25% em 2008.
Na zona rural, apenas 10% usam alguma ferramenta de acesso ao governo. Já no comércio eletrônico, 52% das pessoas consultam preços online, mas 19% em todo o país compram efetivamente algo pela internet. Segundo o NIC.br, uma das questões para a pouca compra online é cultural: o brasileiro prefere ver o produto antes de fechar a compra - 26% das respostas ainda indicam preocupação com segurança ou privacidade.

Fonte: Zumo Notícias

0 comentários:

 
 
 

Buscar Ofertas no BondFaro!

Mundi - Seu Buscador de Viagens!

Buscar Ofertas no Cota Cota!

 
Consumidor Virtual® Todos os Direitos Reservados;
Desenvolvimento: Designers TJ