Vírus induz usuários de BitTorrent a pagar por direito autoral.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um novo golpe está tentando enganar os usuários de BitTorrent usando como cenário a luta dos artistas contra a pirataria e o download ilegal de material protegido por direitos autorais.
De acordo com o blog Threat Level da revista Wired, o malware mostra uma janela com a seguinte mensagem: Warning! Piracy detected! (em português, "Atenção! Pirataria Detectada!") e abre uma página da web supostamente mantida por uma empresa suíça empenhada em promover os benefícios culturais e econômicos dos direitos dos autores.

A empresa falsa utilizada no golpe é a Fundação ICCP, que no site afirma ser apoiada pela Recording Industry Association of America (Riaa), a Motion Picture Association of America (MPAA) e outras organizações como FLAPF e IFPI, que cuidam dos interesses de artistas em geral.

A mensagem apresentada pelo malware ainda diz que uma varredura feita no computador do usuário encontrou arquivos de formato .torrent, o que seria uma evidência de que o usuário baixara arquivos de forma ilegal.

Segundo o site TorrentFreak, a intenção do malware é extorquir dinheiro daqueles que utilizam o sistema de download. A página falsa diz que a infração dos direitos autorais resulta em cinco anos de prisão e uma multa de US$ 250 mil.

Depois, é dada ao usuário a opção de levar o caso ao tribunal, ou regularizar a situação por meio do pagamento de uma multa de cerca de US$ 400. Ao final, o usuário ainda é induzido a deixar seus dados pessoais como endereço, telefone, e dados do cartão de crédito para que seja feito o pagamento da suposta multa.

O TorrentFreak diz que ainda desconhece a forma como o malware está sendo espalhado entre os usuários e pede ajuda para que o caso seja solucionado rapidamente.

Fonte: Geek.


0 comentários:

 
 
 

Buscar Ofertas no BondFaro!

Mundi - Seu Buscador de Viagens!

Buscar Ofertas no Cota Cota!

 
Consumidor Virtual® Todos os Direitos Reservados;
Desenvolvimento: Designers TJ