Nvidia aproveita sucesso do 3D e foca na tecnologia para os PCs.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Computadores 3D são a nova tendência do mercado.
Empresa vendeu 1,7 milhão de placas de vídeo em 2009.


No cinema, a moda é ir assistir a filmes em 3D. Nos games, por conta do preço de se ter os equipamentos necessários, esta tecnologia ainda está um pouco distante. Mas isso não significa que as fabricantes de GPUs, ou placas de aceleração de vídeo, possam tentar entrar neste mercado, apresentando soluções para games e filmes em três dimensões.

A Nvidia, que já tem cinco anos de presença no Brasil, realizou nesta segunda-feira (24) um evento na cidade de São Paulo para apresentar esta tecnologia embarcada em seus novos produtos como as GPUs GeForce GTX480 e a GeForce GTX 470, lançadas há 15 dias. Já compatíveis com a plataforma DirectX 11 e, além do 3D e da grande velocidade de processamento, os produtos lançados há duas semanas tem foco no tesselation, que é a infusão de mosaicos nos polígonos dos games, permitindo maior qualidade no visual. O modelo 480 custa US$ 499.

“A GPU evoluiu muito e hoje é utilizada por artistas, arquitetos, médicos e cientistas para ajudar no processamento dos seus trabalhos”, disse Richard Cameron, presidente da Nvidia no Brasil. “São os supercomputadores na mão dos consumidores custando um décimo do preço”. Em 2009 foram vendidos 1,7 milhão de placas de vídeo GeForce no Brasil e elas estão em 45% dos PCs de mesa vendidos em território nacional, segundo a Nvidia.

Uma das preocupações da empresa, além de atender um público de 14,5 milhões de gamers brasileiros, segundo Cameron, a empresa quer trazer ao país a categoria de PC 3D, tendência nos Estados Unidos. “A Nvidia está se aproximando das fabricantes para oferecer ao consumidor computadores com placas de vídeo compatíveis com 3D, monitores full HD com taxa de 120 Hz, transmissores e óculos”, conta Cameron. “Assim, será possível assistir a filmes em Blu-ray, ver vídeos do Youtube e transmissões ao vivo e jogar games, tudo em 3D”.

O público gamer é o foco desta nova empreitada da Nvidia no mundo 3D. “Existem 400 jogos no mercado que são compatíveis com o 3D e 75% dos novos games de PC que chegarão ao mercado rodarão em três dimensões”, disse Bryan Del Rizzo, gerente de relações públicas da Nvidia. “O motor gráfico Unreal Engine 3 já possui código nativo para o 3D e ‘World of Warcraft’ será o primeiro game a ter suporte nativo ao 3D Vision, da Nvidia”.

A expectativa da empresa é que os PCs 3D tenham um aumento significativo das vendas em 2010. “Há mais conteúdo em 3D para o consumidor nos computadores hoje do que as emissoras de TV estão fornecendo”, afirma Del Rizzo. “Além disso, é muito mais barato comprar um kit com um monitor de LCD 3D, óculos e um transmissor do que uma TV, e seis dos dez fabricantes de monitores já estão oferecendo produtos com 3D embarcado.

Outro recurso para os gamers que a Nvidia apresentou no evento foi o 3D Vision Sorround. O sistema que também apresenta imagens em três dimensões é composto por três monitores de LCD que compõem uma imagem de 5760x1080 de resolução. “É o que mais de mais moderno para os games”, disse Cameron.

Fonte: G1 Tecnologia.

0 comentários:

 
 
 

Buscar Ofertas no BondFaro!

Mundi - Seu Buscador de Viagens!

Buscar Ofertas no Cota Cota!

 
Consumidor Virtual® Todos os Direitos Reservados;
Desenvolvimento: Designers TJ