Vendas de celulares crescem 17% em todo o mundo, diz pesquisa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Foram vendidos 314,7 milhões de aparelhos entre janeiro e março deste ano.
Vendas de smartphones registraram alta de 48,7% no mesmo período.

O sucesso dos smartphones continua a impulsionar o mercado de celulares em todo mundo. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela empresa de pesquisas Gartner, a venda de aparelhos celulares no primeiro trimestre deste ano alcançou 314,7 milhões de unidades, uma alta de 17% frente ao registrado no mesmo período do ano passado.

Somente no segmento dos aparelhos inteligentes, as vendas cresceram 48,7% no período, para um total de 54,3 milhões de unidades. "No primeiro trimestre de 2010, as vendas dos smartphones para usuários finais apresentaram a maior alta desde 2006", afirmou em nota a vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi.

No primeiro trimestre de 2010, as vendas dos smartphones para usuários finais apresentaram a maior alta desde 2006.

O salto no mercado de smarphones, segundo a Gartner, foi guiado pela maior viabilidade de produtos, bem como a tendência de preços voltados para o mercado de massa.

Dentre as companhias que atuam no setor de celulares mundialmente, a Nokia continua a liderar, com vendas no patamar de 110,1 milhões unidades, respondendo por 35% das vendas globais de celulares.

Quando se compara a participação de mercado da companhia finlandesa, no entanto, com o primeiro trimestre do ano passado (36,2%), percebe-se uma perda de espaço. "A Nokia vai continuar sentindo a pressão em seu preço médio de vendas de fabricantes como a RIM (Research in Motion) e a Samsung", afirmou Milanesi.

O contrário se verifica com a Samsung, que apresentou ganho de market share de 1,5 ponto percentual, para 20,6%. A sul-coreana vendeu nos três primeiros meses do ano 64,8 milhões de unidades.

Apple e RIM em destaque
A Apple também foi destaque. Sua participação no mercado mundial quase dobrou, passando de 1,5% para 2,7%. As vendas totalizaram 8,3 milhões de unidades.

"O crescimento veio parcialmente dos novos provedores de serviços de comunicação em mercados já estabelecidos, como no Reino Unido, e vendas mais fortes nos mercados novos, como na China e na Coreia do Sul", afirmou a executiva.

O período marcou também a entrada da canadense RIM, fabricante do BlackBerry, para a lista dos "Top 5" fabricantes de aparelhos móveis, desbancando a Motorola. A companhia vendeu 10,5 milhões de celulares e tem uma participação de 3,4% no mercado mundial, sendo que antes tinha market share de 2,7%.

O ranking inclui, além da Nokia e da Samsung, nos primeiros lugares, a LG em terceiro lugar, a RIM em quarto e a Sony Ericsson em quinto. Na lista dos "Top 10" estreou a G-Five, companhia de Hong Kong em nono lugar, que hoje tem market share de 1,4%.

Fonte: Valor Online.

0 comentários:

 
 
 

Buscar Ofertas no BondFaro!

Mundi - Seu Buscador de Viagens!

Buscar Ofertas no Cota Cota!

 
Consumidor Virtual® Todos os Direitos Reservados;
Desenvolvimento: Designers TJ