Criminosos usam falha no Windows XP para realizar 10 mil ataques.

sábado, 3 de julho de 2010

EUA, Rússia, Portugal e Brasil foram os mais atingidos pela falha.
Falha foi apontada por engenheiro do Google há um mês.

Criminosos conseguiram utilizar uma falha grave do Windows XP para realizar mais de 10 mil ataques a computadores on-line. Esta falha, que se encontra no programa de ajuda e suporte do Windows, foi apontada há cerca de um mês por um engenheiro do Google.

A Microsoft se manifestou na quarta-feira (30), relatando sobre os ataques. Por meio de seu blog oficial, ela afirmou que, primeiramente, teve conhecimento de pesquisadores que estavam testando, sem apresentar risco, a falha. Em seguida, no dia 15 de junho passado, a companhia relatou foi feito um ataque público. “Os ataques iniciais foram bastante limitados, mas na última semana, eles alcançaram níveis preocupantes”, dizia o blog.

Os ataques originados de páginas da internet com conteúdo malicioso atingiram computadores nos Estados Unidos, na Rússia, em Portugal e no Brasil, informou a Microsoft. De acordo com a empresa de segurança Symantec, o pico máximo dos ataques ocorreu no final da semana passada, entre os dias 26 e 27 de junho, aumentando nos últimos dias.

Por meio da falha no Windows XP, os criminosos conseguem enviar para os PCs atacados vírus, trojans e um programa chamado Orbitel, que faz o computador baixar mais softwares maliciosos automaticamente.

O próximo update de segurança da Microsoft para todas as versões do Windows sai no dia 13 de julho, no mesmo dia que a empresa encerrará o suporte para o Windows XP.

Fonte: G1.

0 comentários:

 
 
 

Buscar Ofertas no BondFaro!

Mundi - Seu Buscador de Viagens!

Buscar Ofertas no Cota Cota!

 
Consumidor Virtual® Todos os Direitos Reservados;
Desenvolvimento: Designers TJ